domingo, 22 de março de 2009

Análise comparativa dos sites de busca

O Google me parece o mais eficiente dos sites de busca apesar de que os cinco primeiros links da busca não fossem muito relevantes, com uma crônica de blog, uma charge, um papel de parede bizarro, uma resenha de livro sobre o assunto e apenas um link com dicas para a cura do stress. O destaque, na minha opinião, é que antes de tudo isso, o google aponta para textos acadêmicos, o que poderia ser bem importante para uma pesquisa jornalística. Depois ele deixa bem claro com uma divisão o que são links patrocinados ou não.

O Yahoo encontrou um pouco mais de links que o google, teve uma coincidência no primeiro link e trouxe outros quatro um pouco mais relevantes que os do google, mostrando que pode ser uma boa opção para uma segunda busca.

A busca no Altavista teve resultado idêntico a do Yahoo mostrando ser desnecessário acessar aos dois buscadores em uma pesquisa. Eles devem usar mecanismo de busca bem similares se não idênticos.

A busca no Radar Uol encontrou bem menos resultados e seus cinco primeiros tiveram coincidências tanto com os resultados encontrados pelo Google, quantos os encontrados pelo Yahoo e Altavista. Só um dos links, o segundo, remeteu para um site inédito nos buscadores anteriores, justamente o site Saúde e Vida on Line, bem relevante para a pesquisa. No Radar Uol, também há uma divisão mais clara entre links patrocinados ou não.

Os outros sites de busca: Clust, Msn, Ask e Dog Pile trouxeram resultados bem irrelevantes para a pesquisa, o destaque nesses últimos foi uma animação com um hipopótamo e uma girafinha que cantam e dançam. Realmente ótimo para ajudar a diminuir o stress! No Dogpile ela apareceu em 4 dos cinco primeiros links e no ASK em três.
Obs: o Dogpile, ao contrário dos outros, não mostra o número total de links encontrados.

Um comentário:

  1. Oi Monica,
    Teus textos mostram uma preocupação em desenvolver uma narrativa personalizada, o que em se tratando de blogs, é super recomendável. APenas na tabela, você poderia ter ampliado o tamanho da imagem (já que era um print screen)para permitir a leitura direta sem necessidade de abrir uma nova página. Eu comentei em detalhes esta questão noutros blogs de colegas.
    No caso dos posts sobre RSS e Web 2.0 minha observação é sobre o aspeto formal. Os teus textos parecem um bloco compacto. Seria interessante produzir parágrafos menores e separados por espaçamento duplo. Isto alivia o visual e não assusta o visitante pela impressão de coisa pesada. Se puder dá uma olhada nos demais blogs de colegas para ver como cada um tratou a questão da tabela. Há também alguns comentários meus a respeito.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir